Comunicado – Corrida de Toiros em Amarante a 09 de Agosto de 2015

COMUNICADO

A Associação Ajuda Animais em Amarante (AAAAMT), que tem como objeto social a defesa e proteção de animais, faz saber publicamente que recusa e não coaduna com toda e qualquer espécie de violência exercida sobre os mesmos.

Perante a exigência da tomada de uma posição e de uma voz ativa neste assunto, por inúmeros cidadãos amarantinos, vimos, por este meio, manifestar a nossa reprovação no apoio de várias entidades públicas e privadas, que contribuíram para a realização da “Grande Corrida de Toiros”, no dia 09 de agosto, colidindo com o trabalho solidário de parceria e de ajuda animal que se pretende continuar a realizar em Amarante.

Os apoios públicos e privados que nos têm garantido e disponibilizado têm, infelizmente, sido escassos comparativamente ao trabalho árduo que os voluntários têm vindo a realizar neste último ano.

Amarante não tem cultura tauromática, nunca teve e não pretende que esta seja enraizada. Entendemos que o Estado e o dinheiro público não devem financiar a exposição do sofrimento desnecessário infligido aos animais, e que nenhum motivo é válido para manter a tortura prolongada, sangrenta e cruel dos mesmos.

Respeitamos todas as opiniões, mas acima de tudo respeitamos a vida e a boa conduta com os animais. Só assim nos tornamos num concelho mais civilizado e mais evoluído, destacando-se apenas pelas boas práticas sociais.

Pelos touros, pelos cavalos e pelas pessoas, a incivilidade jamais pode justificar arte, cultura ou tradição.

Amarante, 06 de agosto de 2015